terça-feira, 29 de março de 2016

Mértola tem novo núcleo Museológico

A partir do dia de hoje, 29 de Março, Mértola conta com um novo núcleo museológico.
Localizado na cave da antiga sacristia da Igreja de Mértola, este é um espaço que se vem juntar aos já existentes, e que contribui para a denominação da conhecida "Vila Museu".

Como afirma a C.M. de Mértola este projeto resulta de "uma profícua relação entre arqueologia, arquitetura e museografia, levada a cabo pelas equipas da Autarquia e do Campo Arqueológico de Mértola".
Segundo a autarquia, e como fonte do jornal "SulInformação":

"Todas as civilizações conservam ou procuram proteger a memória dos seus lugares sagrados. Assim aconteceu neste lugar, onde comprovadamente existiu um templo romano, numa última fase consagrado ao culto imperial, que, por volta do século VI d.C., foi substituído por uma igreja cristã.

Mais tarde, com o crescimento da comunidade muçulmana, este templo cristão, como sucedeu noutros locais da região, foi certamente partilhado por cristãos e muçulmanos até à construção de uma mesquita de estilo almóada em meados do século XII d.C.

Em 1238, os novos senhores de Mértola, sob o comando da Ordem de Santiago, cristianizaram o templo entaipando o mirhab e instalando o altar-mor na parede virada a norte"
Assim sendo, a criação deste núcleo "transforma-se em local de memória através do próprio projeto de arquitetura e museografia que, respeitando a carga histórica do local, coloca em evidência as marcas da passagem do tempo".

Este foi um projeto financiado pelo programa Inalentejo assim como pela autarquia, com um investimento de 198.231€.





  

Sem comentários:

Enviar um comentário