segunda-feira, 2 de maio de 2016

enCantos de Portugal: a Vila Museu!

Ola a todos.
Hoje é 2ª feira, dia da rúbrica "enCantos de Portugal"!
Como já havia afirmado é sempre difícil escolher o "encanto" de Portugal visto serem milhares. Seguindo o que referi no 1º post, irei escolher e dar prioridade a locais onde já vivi. Por isso se no 1º post apontei as Minas de São Domingos, hoje irei para a sede de Concelho... Ora bem a bela Vila Museu, Mértola, onde vivi cercar de um ano(2007/2008).

MÉRTOLA


Situada no Baixo Alentejo, fazendo parte do distrito de Beja, a vila de Mértola ocupa uma área de 1279, 40 km2, com uma população de 7996 habitantes, em 2004. A altitude máxima deste concelho é na Serra da Alcaria Ruiva, onde se atinge os 370metros. 

Este Município é delimitado a norte pelos municípios de Beja e Serpa, a leste por Espanha, a sul por Alcoutim e a oeste por Almodôvar e Castro Verde. 


O concelho de Mértola é constituído por nove freguesias (Alcaria Ruiva, Corte do Pinto, Espírito Santo, Mértola, Santana de Cambas, São João dos Caldeireiros, São Miguel do Pinheiro, São Pedro de Solis e São Sebastião dos Carros). 


Este concelho é “banhado” pelo Guadiana, o Grande Rio do Sul, o que tornou em tempos esta vila num dos mais importantes portos marítimos do sul da Península Ibérica, de onde se escoavam cereais e minérios. 


Por ela passaram vários povos (Romanos - Myrtilis Iulia (ou Mirtylis Iulia)-
, Visigodos, Muçulmanos -Mārtulah-, entre outros) que lhe atribuíram vários nomes e lhe foram deixando um espólio arqueológico reconhecido mundialmente. Mas não é só o património edificado que nos deslumbra nesta pequena (mas grande) Vila, pois o seu património Gastronómico e Natural também é vasto, como é o caso do Parque Natural do Guadiana. o conhecido "Pulo do Lobo",.... Poderia referir várias atracções desta Vila, mas referi-las seria impossível pois iria ser sempre pouco para caracterizar tudo o que ela tem para nos oferecer.


Hoje, Mértola é conhecida como Vila Museu (um verdadeiro Museu a céu aberto e com inúmeros núcleos museológicos representando as suas várias influências) e pelo seu Festival Islâmico, que atrai milhares de visitantes de dois em dois anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário