No entanto existem outros que olham para Portugal como um Destino de Excelência a nível Gastronómico.
Uma coisa é certa, por mais países que visitemos nenhum tem uma gastronomia tão rica e baseada no tradicional como o nosso país. Este país à beira mar plantado há muito que dá trunfos a nível gastronómico, e são já vários os restaurantes galardoados com estrelas Michelin, assim como vários chef galardoados com vários prémios mundiais.
Cada região com uma gastronomia tão típica e histórica, que vai desde as tripas "À moda do Porto", as "Francesinhas", as papas de "Serrabulho", as migas alentejanas, a açorda (um pouco de tudo), o arroz de marisco, a carne de porco "à Alentejana", os vários pratos de bacalhau (reconhecidos mundialmente) a cataplana, passando pela broa de milho, os enchidos portugueses e os queijos tradicionais e terminando nos mais variados doces como por exemplo o nosso arroz doce, as tripas, os pasteis de Tentúgal, as tortas de Azeitão, o Toucinho do Céu, a Sericaia com doce de ameixa d'Elvas, os doces finos algarvios, entre tantos outros incluindo o "Pastel de Belém" (exportado para todo o mundo). São tantos pratos que enumerá-los seria quase impossível.
Com todas as certezas... a nossa gastronomia já é um dos grandes fatores de escolha de Portugal pelo turista,e por mais inovadores que sejam os nossos chefs, nunca deixam para trás o tradicional e trabalham em constante inovação baseando-se sempre em pratos típicos.
Portugal pode sim, ter muito a ganhar com a divulgação gastronómica por parte dos grande operadores turísticos. Nunca podemos esquecer isso. O que é nosso, a nossa gastronomia é Única no Mundo!!!
Francesinha
Açorda de Marisco
Bacalhau à Brás
Arroz de Marisco
Cataplana de Marisco
Queijos e Enchidos
Sericaia com Ameixa D'Elvas
Torta de Azeitão
Doce Fino
Pastel de Belém
Sem comentários:
Enviar um comentário