terça-feira, 26 de abril de 2016

AICEP Portugal: Mensagem do Presidente

Mensagem do Presidente do Conselho de Administração
Completaram dois anos desde que o Conselho de Administração da aicep Portugal Global a que presido iniciou funções.
Numa altura em que o mandato de três anos civis foi na sua maior parte cumprido, quero agradecer a todos os colegas da AICEP que têm dado o seu melhor – e tem sido muito – em prol do apoio às exportações portuguesas e na atração de investimento para o nosso País.
Não nos iludamos: como não me canso de referir, a AICEP não exporta nem investe, mas pode apoiar – e muito! – a atividade das empresas nas vendas ao exterior e também na captação de investimento. É, aliás, para tal que a Agência existe. 
O Plano Estratégico que delineámos e que apresentámos poucos meses depois de termos iniciado funções, ainda em 2014, encontra-se a ser implementado como foi previsto: 
• Contamos acompanhar 66 mercados até final deste ano (53 em 2014), cobrindo todos os países da CPLP, reforçando a presença em geografias como EUA, China ou Índia e iniciando atividade em países como Arábia Saudita, Coreia do Sul, Cuba, Irão, Suíça ou Tailândia. 
• O Roadshow Internacional de Investimento está em fase de conclusão e a operacionalização da totalidade da equipa de FDI Scouts será em breve uma realidade.
• O Roadshow Portugal Global encontra-se na segunda edição, depois do sucesso que caracterizou a primeira em 2014/15.
• Procedemos a uma reorganização da Casa, sem protagonizar qualquer revolução, em prol de uma maior eficiência.
Para além disso, no âmbito do Portugal 2020 continuamos a trabalhar afincadamente, em conjunto com outras agências e organismos públicos, para apoiar os investidores através dos fundos estruturais europeus; e contribuímos – e muito! –, para que o Web Summit pudesse passar a realizar-se em Lisboa a partir de 2016 (inclusive) e durante pelo menos os próximos 3 anos.
Em 2015, as exportações atingiram o valor mais elevado de sempre, quer em valor absoluto, quer em percentagem do PIB, tendo ultrapassado pelo primeira vez 40%; e o investimento externo angariado pela AICEP situou-se também a um nível de topo (pouco inferior a 1.7 mil milhões) desde a criação da Agência, em 2007.
Estes resultados, que são, antes de tudo, mérito da comunidade empresarial (que tem tido um desempenho notável em termos de empreendedorismo, inovação e criatividade nos últimos anos), deixam-nos com uma responsabilidade e exigência ainda maior para o futuro. Porque para uma pequena economia aberta como é Portugal, só a progressiva internacionalização e a captação de mais e melhor investimento, para a consequente capitalização do tecido empresarial, podem garantir o progresso e o desenvolvimento sustentável que todos ambicionamos.
E é para isso que podem continuar a contar connosco: afinal, são essas as duas grandes áreas a que dedicamos a nossa atenção. O meu muito obrigado, uma vez mais, a todos os que na AICEP têm contribuído para esta trajetória positiva para Portugal. É um orgulho e um privilégio ter a oportunidade de poder liderar esta fantástica equipa!

Miguel Frasquilho
Presidente do Conselho de Administração da aicep Portugal Global

Sem comentários:

Enviar um comentário