domingo, 3 de abril de 2016

O Turismo está a estragar Lisboa - A triste opinião de Lucy Pepper

É com enorme revolta que li no "Observador" a triste opinião de Lucy Pepper sobre o Turismo em Lisboa.
Em primeiro lugar nem nunca tinha ouvido falar de tal pessoa nem lido nada do que escreveu, o que me levou a fazer uma pesquisa sobra a mesma. Pois bem, Lucy Pepper é ilustradora, artista plástica, cartoonista, animadora, autora e “trollologista”, entre outras coisas, Escreveu dois livros, Eat Portugal (Caderno 2011, co-autora Célia Pedroso) e O Livro das Receitas Nojentas (Guerra e Paz 2006).

Ao reparar nas suas obras pouco ou mesmo nada têm a ver com turismo, sendo que a área dela (Belas Artes) também pouco tem de estratégia e gestão de turismo. Agora pergunto, o que sabe ela de turismo e da gestão do mesmo?

Mas, a notícia refere-se ao seu desagrado sobre a forma como o turismo está a ser gerido e sobre a criação e novas empresas turísticas sendo que a mesma afirma que as lojas de souvenirs de Lisboa são  "de lembranças pirosas", alguns restaurantes caíram na "mediocridade", as empresas de tuk tuk's  e o elétrico turístico "tentam atropelar-nos a cada segundo", alguns restaurantes são "a expressão de alguém com uma ideia absurda e dinheiro a mais", sem falar que a mesma chega a dizer que "embora o turista pense que sabe o que quer e o que é bom, a verdade é que o turista não sabe o que é bom nem autêntico, nem precisa de saber ou de dar importância a isso".

A mesma termina a sua coluna dizendo sobre a capital de Portugal que "está-se tornar uma paródia dela própria, uma caricatura de sardinhas, corvos, azulejos e pastéis de nata e/ou bacalhau, tal como previ há um par de anos. Estamos a testemunhar a terrível e rápida queda de uma cidade, e enquanto muitos de nós podemos até estar a ganhar com isso, no fim, acabaremos por perder Lisboa."

Muito bem, todos nós temos direito à nossa opinião mas devíamos pesquisar e nos informar antes de escrever e falar sobre o que quer que seja.
Se Lisboa está a tornar-se numa "paródia dela própria", o porque de ser considerada uma das melhores cidades para se viajar? Porque tem recebido tantos prémios internacionais?.
Relativamente ás empresas que alguém abriu "com ideias absurdas e dinheiro a mais", são muitas dessas empresas que têm contribuído para o combate ao desemprego e aumento do PIB nacional.

Afinal, Lisboa não deve "ter cuidado", como a mesma afirma, mas sim, investir em novas ideias e apostar no que de melhor tem para a economia nacional, ou seja, o ....
.... Turismo!

Ler coluna de Lucy Pepper


Sem comentários:

Enviar um comentário