quinta-feira, 7 de abril de 2016

Offline House - Onde o telemóvel é proibido

Apesar da notícia não ser recente decidi agora falar sobre a mesma.
Em meados de março abriu na região de Aljezur (Arrifana) um novo tipo de alojamento, a "Offline House", cujo principal objetivo é a desintoxicação digital. Sim, desintoxicação digital!!!
O projeto apoiado pelo programa VEM (programa de incentivo ao regresso de emigrantes) é uma parceria entre duas emigrantes portuguesas, Bárbara Miranda (arquitecta) e Rita Gomes (psicóloga clínica).
O projeto surgiu da ideia de ambas quererem abrir no seu país algo onde a tecnologia não tivesse lugar e as pessoas se relacionassem sem esses meios. Para isso começaram por criar a marca "Offline Portugal", onde o seu primeiro projeto foi o alojamento, no entanto pretende alargar o seu leque de ofertas noutros campos, como por exemplo os eventos.

A "Offline House", conta de momento com 8 quartos, incluindo 1 quarto com beliche onde poderão ficar instalados vários clientes e a um preço mais económico, e nas áreas comuns os clientes poderão encontrar várias formas de ocupar o seu tempo, pois têm à sua disposição vários instrumentos musicais, jogos de tabuleiro, cartas, entre outros, sem falar nas diversas atividades que o "hotel" oferece como o Yoga, Surf e outras atividades em parceria com entidades locais.

A este projeto veio juntar-se Sten (namorado de Bárbara) que oferece aos clientes aulas de Surf.

Relativamente às opiniões das pioneiras deste projeto, Bárbara afirma que "Passamos a ter mais tempo para tudo" e Rita "Não é imediato. A gestão de emoções demora. Mas depois de nos habituarmos a estar sem rede a diminuição do stress é enorme.".

No entanto, e apesar de ser um projeto bastante inovador e criativo, a minha opinião sobre o mesmo é um pouco diversificada, pois bem, se uma pessoa quiser desligar-se das redes sociais e ferramentas digitais poderá fazê-lo sem necessidade de recorrer a este tipo de "Alojamento", basta partir e desligar-se! Mas, por outro lado, posso dizer que o "alojamento" é basicamente uma casa de terapia/ clínica e não alojamento turístico.





Sem comentários:

Enviar um comentário