segunda-feira, 18 de abril de 2016

enCantos de Portugal: As Minas de S. Domingos

Como informei no último post, decidi criar uma nova rubrica, em que semanalmente coloco um post relativamente a um local de Portugal, pois temos um país maravilhoso e rico histórica e culturalmente.
Neste caso o mais difícil seria mesmo escolher com qual começar.
A minha decisão foi difícil mas decidi escolher o local onde também iniciei a minha vida profissional (Mértola e as Minas de S. Domingos).
Pois bem aqui fica uma resumo da história das Minas de S. Domingos e alguns vídeos e fotografias.

As Minas de S. Domingos  



Com um passado recheado de sonhos e momentos que ficarão para sempre na história, as minas de São Domingos, em Mértola, foram um importante marco na história da região e conhecidas internacionalmente. Actualmente, ficou a desilusão e a triste história de um povo. Afinal o que aconteceu com este centro mineiro? Porque partiram os exploradores? Que actividade têm agora as minas?

Localizadas no concelho de Mértola (distrito de Beja e actualmente concorrentes a Património Mundial da Unesco) , desde cedo as Minas de São Domingos foram um marco importante na região, crendo-se mesmo que as mesmas haviam sido já exploradas pelos romanos. No entanto, foi no século XIX que as mesmas tiveram o seu auge, existindo na localidade com o mesmo nome um aglomerado urbano com mais de 6.000 habitantes, apesar de hoje se contar com apenas cerca de 800 habitantes. 


Segundo documentos arquivados na Camara Municipal de Mértola e com base no "Guia de oferta turística de Mértola" , no inicio da segunda metade do século XIX estas minas viram o seu auge e os seus habitantes a esperança de uma vida melhor com a exploração inglesa das minas através da sociedade inglesa Manson & Barry que empregou centenas de pessoas. Entretanto foi um periodo muito curto, pois em meados do século XX a mesma empresa viria a abandonar o local, por considerarem o mesmo sem qualquer importância mineira estando gastos os seus minérios, deixando o desemprego e as doenças causadas pelas longas horas de trabalho em túneis de enxofre.

Outra curiosidade destas minas foi a organização urbana pois de um lado tinhamos os palácios ingleses, do outro o casario simples dos trabalhadores. Inclusive, os ingleses trouxeram de inglaterra terra própria para criar um cemitério apenas para os de sua nacionalidade.


Foi também aqui que surgiu um dos primeiros caminhos de ferro em Portugal, que serviam para transportar os vagões de enxofre, cobre, ouro e prata até ao porto fluvial do Pomarão, sendo ainda esta a primeira aldeia do país a ter luz elétrica.

No entanto após o abandono das minas e durante vários anos ficou ser se saber a quem pertenciam as minas, e os seus mineiros entregues ás doenças e à pobreza, sem apoio algum.



Actualmente, a localidade de Minas de São Domingos, viu um novo rumo através do turismo, sendo este complexo mineiro visitável, e possuindo uma das praias fluviais mais aclamadas e que mais veraniantes acolhe.








Sem comentários:

Enviar um comentário