segunda-feira, 18 de abril de 2016

"Trabalho Voluntário é uma Treta" - A Exploração do século XXI

Catarina Martins afirmou no encontro "Inconformação2016," em Coimbra, que a história do "trabalho voluntário é uma treta".
Esta é uma opinião da qual concordo em pleno e pelos mesmo motivos que a porta voz do Bloco de Esquerda.
Tal como a mesma afirma "Se é trabalho, tem que ter contrato. Voluntariado é o que as pessoas podem fazer depois de terem um contrato de 35 horas semanais, quando se querem dedicar a outra atividade". Como sempre referi este tipo de trabalho apenas gera mais desemprego e menos oportunidades, levando a que cada individuo perca o seu poder de compra.
Atenção que eu ao afirmar isto não significa que estou contra o trabalho voluntário, apenas me refiro a empresas e entidades que se aproveitam do voluntariado para "não pagar e não contratar".

Mas não é apenas este tipo de trabalho, se é que se lhe pode chamar de trabalho, que está a contribuir para a perda de poder de compra.
Outros exemplos são os estágios, que apenas se tornam vantajosos para as empresas e nunca para os estagiários, assim como a contratação de desempregados de longa duração.
Esta contratação de desempregados de longa duração, uma vez mais, se tornam apenas vantajosos para as empresas e nunca para os contratados. Ou seja, as empresas ficam livres de uma série de encargos, assim como de pagar uma parte do salário do funcionário, e por incrível que pareça existem empresas a contratar licenciados por 530€! Sim, 530€!!! E dverificamos essas ofertas "milagrosas" quase todos os dias nos centros de emprego!!!

Afinal, o que se passa neste país? Isto não será abuso? Falamos tanto de exploração em alguns países e afinal temos mesmo debaixo dos nossos olhos essa exploração!







Sem comentários:

Enviar um comentário