sábado, 2 de abril de 2016

Vale do Rio Hunza e o seu povo jovem!

Muito se tem falado e lido nas redes sociais sobre um povo que vive nas margens do Rio Hunza e que durante toda a sua vida permanece com uma juventude incrível. Mas, onde vive este povo e que segredos guardam eles?

Nas margens do Rio Hunza, na fronteira da India com o Paquistão, encontramos um povo com características muito próprias - Os Hunza- que vivem num verdadeiro Oásis da Juventude.
Esta é uma das população que na sua maioria vive mais de 110 anos e que não envelhece tão rapidamente como no resto do planeta. Outra característica bastante comum deste povo é o de as mulheres engravidarem até aos 65 anos.
Relativamente à sua aparência, este povo destaca-se ainda por ser muito idêntico aos europeus.
Os Hunza têm ainda costumes muito diferentes dos nossos e, quiçá daí manterem essa juventude: praticam desporto, na sua maioria, pelo menos até aos 100 anos, a sua alimentação repartida por apenas 2 refeições, sendo que no verão é basicamente de frutas e vegetais crus enquanto no inverno a sua alimentação é basicamente de frutos secos (destaque para o damasco), sementes, queijos de ovelha produzidos por eles e rebentos de feijão. Outro costume deste povo são os seus banhos gelados em águas que chegam a atingir os 15 graus negativos.

Segundo o médico escocês, Robert Mac Carrison que viveu com este povo durante 7 anos, é nesta dieta que está o segredo de longevidade e aparência física deste povo.
Mas, não é só na longevidade e aparência do povo que devemos falar, sendo outras curiosidades a sua imunidade à maioria das doenças "modernas" assim como a sua alegria de viver 

A história e mais detalhes deste povo poderão ser consultados através da obra "Os Segredos de Saúde dos Hunza", de Christian Godefroy.







Sem comentários:

Enviar um comentário